OU

Blog

Aumente sua segurança ao utilizar melhor seu sistema de freio

Aumente sua segurança ao utilizar melhor seu sistema de freio

Não é mistério para ninguém que o freio é um dos componentes mais importantes em automóveis de qualquer tipo. O sistema de frenagem é um dos principais do veículo, absolutamente importante para direção e claro, para a segurança de motoristas, passageiros e pedestres.

 

Enfim, todos os envolvidos no trânsito cotidiano devem boa parcela de sua integridade ao freio. Por isso, a manutenção adequada de todas as peças que formam o sistema de frenagem é essencial. Trocar o fluido de freio todos os anos e verificar o estado de discos, pastilhas e tambores a cada 10 mil quilômetros é algo que todo motorista deve fazer regularmente em seu veículo.

 

Mas não se trata somente de manutenção. Outro importante aspecto é prezar pela direção defensiva, abusar da cautela usar o freio de maneira adequada. Velocidade é um ponto a ser observado, e obedecer os limites impostos pode fazer toda a diferença para o freio funcionar de modo eficiente.

 

Também vale ficar atento ao clima, em dias de chuva, o freio tende a ter menor aderência, o que pode atrapalhar e causar insegurança. Em todos os casos, a distância é um fator primordial para que o sistema de frenagem seja capaz de dar proteção adequada. É preciso manter a distância correta de outros veículos, para que possa fazer a frenagem parcial ou total de seu automóvel sem provocar danos.

 

Veja os tipos de distância que se deve ter ao conduzir automóveis, de acordo com o Detran:

 

Distância de seguimento: É aquela que você deve manter entre o seu veículo e o que vai à frente, de forma que você possa parar, mesmo numa emergência, sem colidir com a traseira do outro.

 

Distância de reação: É aquela que seu veículo percorre, desde o momento que você vê a situação de perigo, até o momento em que pisa no freio. Ou seja, desde o momento em que o condutor tira o pé do acelerador até colocá-lo no freio.

 

Distância de frenagem: É aquela que o veículo percorre depois de você pisar no freio até o momento total da parada.

 

Distância de parada: É aquela que o seu veículo percorre desde o momento em que se vê o perigo e decide frear até a parada total do seu veículo, ficando a uma distância segura do outro automóvel, pessoa ou objeto.

 

Como você pode perceber, não é difícil fazer sua parte para manter um trânsito mais seguro. Basta manter a calma e praticar a direção defensiva e realizar a manutenção frequente do freio e outras partes do seu veículo, com peças de qualidade, como as encontradas na Auto Bitts!

 

Confira nossas destques e preços especiais para componentes do sistema de freio.


Produtos relacionados