OU

Blog

Automóveis usados: descubra quando há adulterações

Automóveis usados: descubra quando há adulterações

A crise política e econômica fez o mercado automotivo decrescer nos últimos anos, exceto modelos de luxo. A baixa procura por automóveis populares ou mais acessíveis fez com que a procura por automóveis usados crescesse.

 

Automóveis usados representam oportunidade de negócio para quem deseja vender e para quem quer adquirir um carro mais novo ou mais adequado a seu perfil. Isso se deve ao menor preço que eles possuem no mercado, o que os tornam mais atrativos para quem deseja trocar de veículo.

 

Embora quase sempre seja uma boa alternativa no aspecto financeiro, adquirir automóveis usados requer alguns cuidados por parte dos compradores. Como todo mundo sabe, existem alguns vendedores malandros, que recorrem ao famigerado jeitinho para deixar seu produto mais atrativo.

 

Automóveis usados – seminovo ou maquiado?

 

Um dos principais jeitinhos encontrados é a adulteração do hodômetro, ou seja, alterar a quilometragem real do veículo. Alguns espertinhos diminuem a quantidade de quilômetros rodados pelo carro para que eles pareçam mais novos e consequentemente mais valorizados. E ao contrário do que alguns pensam, essa manobra desonesta pode se aplicar em hodômetros analógicos e também nos mais novos, os digitais.

 

No entanto, há maneiras de não cair neste conto. Você pode e deve reparar em tudo o que puder em automóveis usados. A começar pelos pneus, que podem demonstrar um desgaste maior do que a quilometragem indica. Auto peças também costumam acusar adulterações, pois podem mostrar indícios de uso maior do que o indicado, desconfie nesses casos.

 

Por fim, outra maneira de detectar a prática ilegal é recorrer a uma oficina mecânica ou concessionária para fazer a leitura da central eletrônica de automóveis usados. Isso porque a central guarda informações sobre o uso do veículo, que não podem ser alteradas facilmente, incluindo a rodagem, o que inibe alterações de má fé como a citada aqui.

 

Sempre que for comprar automóveis usados, verifique todas as partes do veículo, auto peças, acessórios, interior e exterior. Também esteja ciente das revisões e veja se o carro passou pela manutenção corretamente.

 

Somente seguindo esses passos e comprando peças de qualidade, em um lugar confiável, como a Auto Bitts, você pode economizar e rodar com segurança. Confira nossas destaques ou visite uma de nossas 6 lojas!


Produtos relacionados