OU

Blog

Controle de estabilidade eletrônico: obrigatório em automóveis

Controle de estabilidade eletrônico: obrigatório em automóveis

Na hora de comprar um carro novo, a maioria absoluta das pessoas preza pela segurança. Entre os itens opcionais dos automóveis, os de segurança não podem faltar, pois são eles que garantem a nossa tranquilidade enquanto viajamos. Mas, e se algum desses itens deixassem de ser opcionais e virassem de série?

Um desses itens é o controle de estabilidade eletrônico. Responsável por garantir que os automóveis não percam o controle em situações de risco, como pisos escorregadios, curvas fechadas ou desvio bruscos de rota, o ESC (controle de estabilidade eletrônico, em inglês), é capaz de evitar acidentes fatais em até 43%, de acordo com estudos feitos pela IIHS, órgão federal que regulamenta o setor de transportes norte-americano.

Item que salva vidas em automóveis

Um levantamento realizado pela NHTSA, órgão federal que regulamenta o setor de transportes norte-americano, mostra que em 2006 apontou que 83% os capotamentos dos SUVs foram evitados pela ação do dispositivo. O item é ainda apontado por especialistas como a maior inovação em segurança automotiva depois do cinto de segurança.

Apesar do Brasil ter evoluído muito em questões de segurança veicular, ainda peca em alguns fatores. Por aqui, o item só equipa automóveis de luxo, e por isso o “Proteste”, a maior associação de consumidores da América Latina, lançou a campanha “Carro Sob Controle”. A campanha tem o intuito de fazer com que o item vire de série até o segundo semestre de 2017.

O ministro das cidades, Gilberto Kassab confirmou que a discussão está em fase final de discussão, e que a decisão será tomada até o fim desse ano. Quem quiser contribuir, basta assinar o abaixo-assinado disponibilizado no site da campanha.

Enquanto o assunto permanece em discussão, que tal trocar algumas peças do carro que podem estar danificadas ou precisando de manutenção? Visite uma de nossas seis lojas físicas ou nossa loja virtual e confira os melhores preços de peças de automóveis do mercado!


Produtos relacionados