OU

Blog

Direção elétrica: por que esse item vale tanto a pena?

Direção elétrica: por que esse item vale tanto a pena?

Uma reclamação constante dos motoristas de carros é a direção dos seus veículos. Uma direção dura é um esforço não só físico, mas também mental. Além de ter que utilizar de uma força, você também precisa ter paciência para fazer as manobras necessárias. Com a evolução das tecnologias, a direção passou de manual para a hidráulica. Mais recentemente, a direção elétrica virou a queridinha dos motoristas. Por que esse item vale tanto a pena?

 

Se você acha que o sistema é novo, você se engana. Desde 1988 a direção elétrica já está presente no mercado, aparecendo pela primeira vez graças a Suzuki. Depois dessa abertura no mercado, os fabricantes começaram a optar ainda mais para esse tipo de funcionamento, que pode fazer a eficiência energética subir 85%!

 

Vamos entender um pouco mais sobre a direção elétrica e porque os seus ganhos são tão significativos para o seu veículo.

 

Entendendo a direção elétrica

 

O sistema da direção elétrica não é nada complicado de se entender. Com um pequeno motor elétrico que pode ser encontrado na coluna de direção, na cremalheira ou na barra de direção, a facilidade para o motorista já é nítida. Ao fazer os movimentos, o motor é ativado, o que alivia o esforço do condutor. De acordo com a velocidade, a força necessária varia, deixando o carro no completo controle do motorista.

 

A diferença principal entre a direção elétrica e a direção hidráulica, além da economia de força, é que o motor é poupado no caso da elétrica. O sistema da direção hidráulica está conectado a uma bomba conectada ao motor, pressurizando o fluído contido na caixa de direção e aliviando a força aplicada. Entretanto, de 1 a 3 cavalos do motor são sacrificados, além de um complexo sistema de mangueiras que liga o sistema.

 

Existe também um motor que mescla esses dois sistemas, chamado de elétrico-hidráulico. Um motor elétrico movimenta de forma independente a direção, aliviando a força.

 

Por que a direção elétrica é recomendada?

 

A direção elétrica não é só recomendada, como é um ótimo motivo para você facilitar o uso do carro pelo condutor. Em carros de baixa potência, o uso do sistema ainda poupa o motor e facilita o controle do veículo, como dito anteriormente. Ter a firmeza de se ter o carro em mãos pode salvar em caso de acidente ou em algo pior.

 

Entretanto, nem tudo são flores no sistema de direção elétrica. Esse processo acaba reduzindo a sensibilidade do volante, também chamado de feedback. Sem esse feedback, o motorista acaba correndo perigo por não sentir pequenas alterações que podem ser primordiais.

Mas dentro de tudo que é apresentado na direção elétrica, a vantagem é muito superior a desvantagem. O sistema simplifica o seu carro, facilitando que você tenha mais tranquilidade ao dirigir. Além disso, você consegue ter o carro na sua máxima potência sem tirar o poder do seu motor.

 

Agora que você sabe um pouco mais sobre esse sistema, você ficará mais atento a compra do próximo carro. Direção elétrica, com certeza, estará no seu pacote. E se você quer manter seu carro nos trinques, conheça a Auto Bitts e deixe seu carango redondo!