OU

Blog

Escapamento: quais as funções e como identificar problemas

Cada carro que roda nas estradas e ruas do Brasil tem um formato diferente. Mesmo que você compare seu carro com um modelo idêntico, pode ser que ele tenha especificações diferentes das suas ou mesmo foi utilizado de uma forma diferente da sua, alterando o desgaste de cada peça. Mas existem coisas que não mudam, como a função do escapamento nos veículos.

 

O escapamento vai muito além de um mero detalhe nos veículos. A sua função pode parecer simples perto de outras, mas é vital para todo um funcionamento. Não só isso: serve de alerta para possíveis danos no carro, uma espécie de sirene – as vezes barulhenta, as vezes esfumaçada.

 

Só que, antes de entendermos cada um desses sinais, precisamos entender o funcionamento do escapamento.

 

Quem sou e o que faço: muito prazer, escapamento

 

O escapamento é muito mais que só um cano que expulsa fumaça e faz barulho. Acredite se quiser, mas a sua função é reduzir os ruídos feitos pelo carro, controlar a liberação de gases no meio ambiente e, de quebra, economizar combustível para seu veículo rodar mais.

 

O equipamento conta com quatro peças em todo o seu sistema. Os quatro itens são o catalisador (que fica próximo ao motor do veículo), coletor, silenciador intermediário e o silenciador traseiro. Dos quatro itens do escapamento, qualquer dano em qualquer uma delas pode interferir em sua função. A contra pressão de gases, quando afetada, fará que o consumo do seu veículo acabe aumentando.

 

Em maioria, o silenciador traseiro – o item mais visível – é a parte do escapamento que mais costuma danificar. Por ficar longe do motor, a peça não compartilha do calor e acaba retendo mais água, prejudicando o seu funcionamento.

 

Entendendo os sintomas: quando o escapamento apresenta problemas

 

O seu carro utiliza de comunicações diferente da fala para avisar que há um problema acontecendo. O mesmo ocorre com seu escapamento. Alguns sintomas são clássicos para identificar que existe algo errado no veículo.

 

Um desses sintomas é o aquecimento do assoalho. Isso ocorre devido a proximidade errada do sistema de escapamento com o chão do seu veículo. Existem dois possíveis motivos para tal proximidade: uma tortura no sistema ou um trinco no escapamento. A solução é bem simples: a troca da peça que está danificada. Fique atento ao alinhamento da nova peça na hora da instalação.

 

O excesso de ruídos também liga um alerta sobre o funcionamento do escapamento. Provavelmente, o problema se encontra no silenciador, seja o traseiro ou o intermediário. Quando notar que o barulho está mais forte do que o comum, verifique os tubos e os miolos de cada silenciador para encontrar possíveis furos. A troca da peça também é a única solução para o conserto.

 

Agora, se o problema estiver sendo a trepidação, as borrachas e coxins que prendem o sistema de escapamento estão com desgaste. A solução, assim como nos casos anteriores, é a troca. A sorte é que o custo dessa modificação é pequena, desde que você não demore. O sistema, quando solto, pode se danificar e a conta acabar aumentando.

 

Com cuidado, seu carro continuará nos trinques para rodar por toda a cidade. Para melhorar ainda mais, compre suas peças aqui na Auto Bitts! O seu escapamento estará sempre novo sem gastar muito dinheiro.

Escapamento: quais as funções e como identificar problemas