OU

Blog

Etanol e gasolina juntos, trazem danos para automóveis flex?

Automóveis flex já ganharam as ruas brasileiras. Não importa qual o tipo de carro, se é um compacto, um sedan ou mesmo um utilitário ou SUV, todos esses tipos estão vastamente disponíveis para rodar com etanol ou gasolina.

Até mesmo as motos e caminhões já fazem parte do rol de automóveis flex. Ter um veículo com essa tecnologia bicombustível pode trazer uma grande vantagem econômica, pois dá ao motorista a opção de escolher qual combustível ele deseja para abastecer seu carro, o que permite que ele escolha aquele que possui a melhor relação custo-benefício.

Em tempos de variação de preço, essa vantagem pode ser ainda maior, já que gasolina e etanol podem enfrentar altas de preço alternadas. Mas não é apenas a economia, a performance também pode ser beneficiada, já que um automóvel rodando com etanol ganha em potência se comparado ao que esteja utilizando gasolina. A desvantagem, neste caso, é que o álcool automotivo rende menos.

É possível rodar com dois combustíveis distintos simultaneamente em automóveis flex?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, é possível utilizar qualquer veículo bicombustível utilizando gasolina e álcool ao mesmo tempo, não importando a proporção que preenche o tanque (20% de gasolina + 80% de etanol/ 70% gasolina + 30% etanol ou 50% cada).

Utilizar combustíveis diferentes de maneira simultânea não traz risco algum para automóveis flex, pois eles são preparados justamente para isso. Existe uma central eletrônica em veículos do tipo que informa ao motor qual o combustível e qual a proporção da mistura contida no tanque. Dessa forma, o carro automaticamente se adaptará, sem trazer danos ou prejuízo ao condutor e ao automóvel.

E em caso de danos, o que fazer?

Caso haja algum dano decorrente de combustíveis em seu em seu veículo, é preciso tomar as seguintes providências:

1 – Fique atento ao combustível do posto que você abasteceu, peça o teste para ver se não há adulteração

2 – Leve o veículo ao mecânico para ver o que está danificado

3 – Vá até uma das 6 lojas da Auto Bitts ou aqui mesmo em nosso site e encontre as melhores auto peças com os melhores preços para automóveis flex!

Etanol e gasolina juntos, trazem danos para automóveis flex?

Produtos relacionados