OU

Blog

Insulfilm automotivo: Estilo para seu carro, conforto e segurança para você

Insulfilm automotivo: Estilo para seu carro, conforto e segurança para você

Cada vez mais popular no Brasil, o insulfilm automotivo, acessório é importante para saúde e segurança de motoristas e passageiros, além de incrementar o visual dos carros.

Por segurança ou pela estética do veículo, para o brasileiro, tanto faz. O insulfilm automotivo agora é moda cada vez se torna mais, cada vez mais gente faz!

E a popularização desse material nos carros demandou uma legislação específica por parte do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta n Brasil o uso dessa película, no intuito de proporcionar maior segurança no trânsito.

Nesse texto, abordaremos essa legislação para que você, tendo a película no carro ou não, se informe sobre o assunto, já que informação nunca é demais. Além disso, falaremos sobre as vantagens da adoção do insulfilm automotivo para o carro também para os passageiros.

 

O que diz a lei sobre insulfilm automotivo?

A resolução do Contran que trata do tema (254/2007) estabelece limites diferentes no índice de passagem de luz para cada vidro, visando, obviamente, a garantir dirigibilidade e segurança aos motoristas.

Para que o nível de escurecimento dos vidros seja medido, é usado um aparelho chamado Luxímetro, que deve estar devidamente regularizado pelo INMETRO e calibrado para que não haja erros de medição.

Vidro Dianteiro

No para-brisa, o índice medido pelo luxímetro não pode ultrapassar 25%, ou seja, o índice de visibilidade proporcionado pelo vidro deve ser de no mínimo 75%. Para especialistas, esse índice é o suficiente tanto para proporcionar a boa dirigibilidade, quanto para proteger motoristas e passageiros dos raios do sol.

É importante garantir, no caso do vidro dianteiro, uma boa visibilidade do interior do veículo, já que isso pode facilitar, por exemplo, o trabalho da polícia, em casos de veículos suspeitos de participar de crimes como sequestros ou assaltos.

Janelas laterais

Nesse caso, o índice de escurecimento permitido é bem generoso com aqueles adeptos do insulfilm. De acordo com a legislação, o proprietário pode escurecer em até 70% os vidros laterais de seu veículo.

Vidros Traseiros

Por último, os vidros traseiros, em que o nível máximo de escurecimento pode chegar a 28%. Importante manter os vidros sempre limpos para que a visibilidade em relação ao que acontece do lado de fora não fique prejudicada.

 

Fique ligado!

De acordo com o Contran, o uso indevido do insulfilm automotivo, ou seja, porcentagens além do permitido para cada vidro, pode render multa ao motorista de R$ 195,23, além da perda de 5 pontos na carteira e da remoção do acessório. Doído, não é? Então fique esperto!

 

Vantagens do insulfilm automotivo

Já foi dito que o insulfilm dá aquela personalizada no visual dos carros e por isso é tão popular. No entanto, a película tem outras funções importantes para os motoristas, do ponto de vista de sua saúde, no conforto ao dirigir e até da segurança.

Isso porque o insulfilm dificulta a entrada de raios ultravioletas no interior do veículo, o que dá ao motorista maior conforto para dirigir por não sofrer tanto com a ação do calor, além de preservar o interior do carro já que bancos e painel sofrem com o desgaste natural causado pela ação do sol.

Além disso, vidros que possuem a película dão ao motorista conforto também no que diz respeito à visibilidade ao dirigir, principalmente contra a luz do sol. Assim, o esforço ocular é menor.

Por fim, o insulfilm automotivo contribui também para a preservação da privacidade do motorista e demais passageiros no interior do veículo, já que as pessoas que estão do lado de fora têm mais dificuldade para enxergar o que acontece na parte de dentro.

Isso é importante também para evitar possíveis roubos ou crimes cometidos com os passageiros, já que por não ter clareza quanto ao conteúdo interno do carro, bandidos podem se sentir desestimulados a praticar algum crime.

Novidade!

Ainda falando sobre a maior segurança que a adoção dessas películas por parte dos proprietários dos carros oferece, recentemente foi lançado um modelo de insulfilm mais resistente, com uma proteção semelhante, mas ainda menor, do que um vidro blindado.

Essa película, que tem o sugestivo nome de Anti-vandalismo não protege os motoristas da ação de tiros, por exemplo.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse acessório, dê uma passada na Auto Bitts. Aqui, com certeza você encontrará insulfilm automotivo e tudo mais que seu carro precisa, porque somos especialistas em venda de peças automotivas em Minas Gerais. Aguardamos sua visita!


Produtos relacionados