OU

Blog

Lendas dos automóveis: veja alguns cuidados desnecessários

Comprar um carro é o sonho de todo brasileiro, mas é uma grande responsabilidade também. É muito importante se preocupar com cuidados gerais, para manter o conforto, bem-estar e segurança, tanto sua quanto dos passageiros. Mas, existem alguns cuidados inúteis e desnecessários para os automóveis, que não evitam malefícios e nem trazem benefícios.

A primeira lenda difundida por anos e anos é a de que descer um morro com os automóveis desengatados economiza combustível. Isso até faz sentido em carros carburados, mas atualmente, todos os automóveis possuem injeção eletrônica. Por isso, o certo é utilizar o freio motor, deixando o carro engatado mesmo quando não estiver acelerando.

O sistema eletrônico do carro entenderá que não precisa injetar mais combustível no tanque. Além de que você não gastará o freio do carro atoa. Na hora de fazer a manutenção automotiva, o seu bolso agradece.

Outra lenda que muita gente ainda acredita é a de que é preciso aquecer o carro antes de sair. Essa prática era necessária há, pelo menos, 10 anos. Hoje em dia, os automóveis contam com um sistema de gerenciamento eletrônico, abolindo a prática.

Temos também a lenda que fala que o motor flex vicia se usar muito um só tipo de combustível. Um motor bicombustível recebe da mesma maneira os dois combustíveis, tanto o álcool como a gasolina. A única coisa que pode acontecer é que, em automóveis com regulamentação eletrônica, sejam necessários alguns quilômetros antes de desligar o motor caso tenha feito uma troca brusca de combustível.

Por último, uma das lendas mais repetidas é a de que o gás do ar-condicionado dos automóveis acaba com o uso. Isso acontece apenas se o sistema tiver algum problema. Enquanto o ar-condicionado é usado, o gás existente em seu sistema não é expelido, nem gastado, a não ser que esteja com algum tipo de vazamento.

Esse gás nunca vence, não perde a eficiência, não fica velho e nem precisa ser reposto ou completo. Portanto, se o gás do seu ar-condicionado estiver acabando, procure uma oficina autorizada e realiza uma manutenção automotiva.

Agora que você já sabe de todas essas lendas, não caia nelas. Na hora de realizar a manutenção automotiva em automóveis, visite uma de nossas seis lojas físicas ou a nossa loja virtual e confira os melhores preços de peças!

Lendas dos automóveis: veja alguns cuidados desnecessários

Produtos relacionados