OU

Blog

Manutenção automotiva: com que frequência devo trocar a bateria?

Manutenção automotiva: com que frequência devo trocar a bateria?

Quando se fala em manutenção automotiva, é sabido que muitas peças possuem “prazo de validade”, ou seja, que após um tempo de utilização ou determinada quilometragem rodada a peça ou acessório automotivo terá de ser trocado, a fim de evitar danos ao próprio automóvel, motorista e às pessoas em seu entorno.

 

Por exemplo, a manutenção automotiva de pastilhas de freio e correia dentada, ambas de extrema importância para o bom funcionamento do veículo deve ser feita periodicamente. A revisão de ambas deve ser feita a cada 10 mil quilômetros percorridos pelo automóvel, efetuando a troca caso haja desgaste.

 

A maior parte das peças e acessórios tem um tempo de uso estimado, que costuma funcionar como parâmetro para motoristas precavidos. Entretanto, existem componentes do veículo que não dão tantos indícios de que devem ser trocados, quando baseado na periodicidade, mesmo realizando manutenção automotiva adequada. É o caso da bateria.

 

Por quanto tempo uma bateria automotiva dura? Com que frequência ela deve ser trocada?

 

São duas questões sem respostas exatas. Existe uma teoria de que baterias duram em média 3 anos e portanto deve ser trocada nesta frequência. Contudo, o que realmente dita o tempo de utilização de uma bateria automotiva é o modo como ela é usada.

 

As montadoras equipam seus veículos com baterias que vão de acordo com as funcionalidades que ele possui. Quanto maior o número de equipamentos eletrônicos maior será a exigência da bateria e também a capacidade da bateria colocada no automóvel.

 

No entanto, o mal uso da bateria, como utilizar o som ou ar condicionado sem ligar o carro faz com que o tempo de funcionamento da bateria encurte. A substituição da bateria por outro modelo, inadequado, durante uma manutenção automotiva equivocada pode comprometer sua vida útil também.

 

É importante ficar atento ao modelo de bateria indicado pelo fabricante para cada modelo de veículo, para não ficar a pé depois! Se você precisa de trocar a bateria do seu automóvel, verifique qual o modelo e vá até uma das unidades ou aqui mesmo, no site da Auto Bitts!

 

Na Auto Bitts você encontra bateria para todos os modelos e marcas de carro! Confira os modelos de bateria e também nossas destaques!


Produtos relacionados