OU

Blog

Manutenção automotiva: o jeito de estacionar pode danificar o carro?

Manutenção automotiva: o jeito de estacionar pode danificar o carro?

Alguns hábitos na direção de automóveis são alvos de verdadeiras polêmicas. Deixar o carro estacionado com marcha engatada e estacionar num morro com as rodas viradas para a calçada são alguns desses atos que geram controvérsia. Mas, será que eles são responsáveis por elevar gastos da manutenção automotiva?

 

As duas ações listadas acima são bastante comuns no dia a dia do motorista brasileiro, ainda mais em cidades como Belo Horizonte, cujo relevo é bastante irregular e as ruas estão construídas sobre vários declives.

 

Não é difícil presenciar algumas dessas atitudes no trânsito, ou mesmo fazê-las na hora de estacionar o carro. Afinal, esses hábitos fazem bem ou mal ao automóvel e ao bolso do dono?

 

A resposta para cada um deles é sim! São hábitos que aumentam gastos com a manutenção automotiva. Estacionar engrenado e/ou com as rodas viradas para a calçada são atitudes que parecem inofensivas e até benéficas, mas na realidade são nocivas. Saiba por quê:

 

Estacionar engatado, os motivos para evitar:

Estacionar engrenado, como se diz popularmente é extremamente comum, mas pode prejudicar o câmbio do automóvel de forma severa. O motivo?

 

A marcha engrenada pode fazer estourar o câmbio. Para haver esta possibilidade, basta que algum carro colida no veículo estacionado engrenado, algo plausível em vagas apertadas, principalmente em declives.

 

Para o carro engrenado até minimiza riscos dele soltar-se numa descida. No entanto, o melhor a se fazer é realizar a regulagem dos freios periodicamente, principalmente o de mão, assim o carro não desce, e consequentemente não é necessário engatar marcha com o carro parado.

 

Estacionar com as rodas viradas encostadas no meio-fio, por que pode influenciar na manutenção automotiva

Outra prática comum, estacionar desta forma também pode trazer danos e prejuízos. Parar desta forma, escorada na guia, pode provocar a ruptura da parte interna do pneu e causar um acidente. Melhor evitar, não é?

 

O que pode ser feito neste caso é estacionar o carro num morro com a roda virada, contudo, sem apoiar o pneu, ou seja, sem pressioná-lo.

 

Muitas vezes a manutenção automotiva passa por simples ações. Para evitar gastos maiores com reparos, é melhor eliminar alguns hábitos e sempre que for preciso consertar algo, comprar peças e acessórios de qualidade, e com o melhor preço, algo possível somente na Auto Bitts!

 

Confira nossas promoções!


Produtos relacionados