OU

Blog

Manutenção de carros: conheça os sinais que os veículos passam

Manutenção de carros: conheça os sinais que os veículos passam

Um dos maiores cuidados que se precisa ter com veículos é com a sua manutenção periódica. A manutenção de carros requer atenção constante, que envolvem cuidados básicos com a limpeza do veículo até consertos mais complexos.

 

De qualquer maneira, é crucial atentar-se para todos os detalhes do veículo. Em muitos casos, são eles que dão dicas de que é hora de tomar algumas providências.

 

A manutenção de carros começa com ouvidos, olhos e sentidos bem aguçados. É preciso ouvir, sentir e ver os sinais que o automóvel passa para o dono. Trepidação e ruídos são os principais indícios de que algo não vai bem com o carro, saiba o que pode ser quando você nota algum desses “sintomas”.

 

Sinais que devemos ficar atentos na manutenção de carros

Trepidação na direção

Vibração no volante, mesmo em velocidades baixas, é um indicativo de que seu veículo precisa refazer o alinhamento da direção. Se o volante tende a direcionar para algum lado sozinho, é hora de realizar o balanceamento das rodas. O recomendado é realizar esses procedimentos a cada 10.000 km rodados.

 

A trepidação também pode ser um indicativo de que as rodas do seu carro estão no grau de inclinação incorreto, e precisam de cuidado. Para ajustar este aspecto, é necessário realizar a cambagem, que deixa as rodas na inclinação correta, de acordo com o modelo do veículo.

 

Este é um serviço que deve ser realizado para evitar acidentes devido à instabilidade do automóvel, além de gastos maiores na manutenção de carros, pois a falta dele pode acelerar o processo de desgaste de outras auto peças.

 

Ruído ao passar por lombadas

Passou por um quebra-molas ou um terreno irregular e ouviu alguns barulhos? Pode ser um sinal do seu carro!

 

Aquele ruído constante proveniente da suspensão é sinal de que as molas, e principalmente os amortecedores precisam ser trocados. Tal troca é muito importante, pois problemas na suspensão e amortecedores trazem instabilidade do veículo e maior desgaste aos pneus. Ou seja, risco de acidente e prejuízo financeiro certo. Você pode gastar menos na manutenção de carros se comprar amortecedores e demais componentes da suspensão aqui.

 

Mais atenção neste caso, pois não há quilometragem certa para troca dessas auto peças, é preciso verificar periodicamente e ficar atento ao que seu carro lhe “diz”.

 

Motor engasgando

Um sinal fácil de detectar e simples de resolver. Se isso ocorrer e o carro perder potência, há uma grande possibilidade de ser um defeito relacionado à vela, o que acarreta em maior consumo de combustível, superaquecimento do motor e rendimento ruim do motor.

 

Evitar tudo isso é bem barato, pois trata-se de uma peça de baixo custo, cuja mão de obra também não é dispendiosa. É recomendado trocá-las a cada 20.000 km, e você pode encontrar vários modelos de vela e acessórios elétricos aqui.

 

Agora que você entenderá melhor o idioma do seu veículo, a manutenção de carros ficará mais simples de realizar. Para ficar mais barato, é só comprar as peças automotivas no site ou em uma das seis lojas da Auto Bitts!


Produtos relacionados