OU

Blog

O frio está chegando – Quais cuidados é preciso tomar!

Com a chegada do inverno e suas baixas temperaturas, os velhos problemas mecânicos nos carros começam a aparecer. As queixas mais comuns dos motoristas são: bateria, ar condicionado, pintura e aquele famoso probleminha na hora de dar a partida em carros abastecidos com etanol.

Isso acontece porque com o tempo frio, o motor e o sistema elétrico do carro precisam de uma energia maior para funcionar. Por esse motivo, pode acontecer do carro não pegar de primeira ou ficar “engasgando” por alguns minutos.

Por isso, vamos dar algumas dicas importantes para te ajudar a lidar com os imprevistos durante os dias frios e te mostrar a facilidade de poder comprar peças online para o seu veículo.

Problemas na hora de dar a partida

A bateria é uma das peças que mais sofre com as baixas temperaturas, pois o frio reduz a velocidade da reação dos seus componentes químicos. Para evitar que ocorra problemas com a bateria do seu carro, siga as dicas abaixo:

– Faça revisões periódicas no sistema de partida elétrica;

– Mantenha sempre o reservatório abastecido com gasolina;

– Verifique o nível de carga da bateria e anote as datas das trocas para saber qual está sendo o tempo médio de duração.

É muito importante ficar atento quanto ao uso da bateria, pois ela é o elemento mais exigido do carro na hora de dar a partida.

Se ao tentar ligar o carro ele não pegar de primeira, dê a partida com todos os componentes elétricos desligados, como o ar condicionado e o rádio. Além disso, deixar o motor do carro esquentando por, pelo menos, 10 minutos antes de sair faz com que ele pegue com mais facilidade.

Essa medida vai ajudar o alternador a ter um tempo maior para repor a energia que é fornecida pela bateria para ligar o carro.

 

 

Vale lembrar também que existem alguns componentes elétricos que continuam ligados em modo stand by, mesmo com o carro desligado, como: alarme, central de injeção e rastreador.

Por isso, se você for fazer uma viagem longa e precisar deixar o carro por muitos dias sem uso, lembre-se de desconectar o cabo do terminal positivo ou peça a alguém de confiança para ir ligar o carro para você por alguns minutos, pelo menos três vezes na semana.

Abastecer com etanol no inverno é uma boa ideia?

Nos últimos anos, as montadoras têm fabricado muitos carros flex. O que é uma vantagem, pois existem pessoas que gostam de alternar entre álcool e gasolina na hora de abastecer.

No entanto, em dias frios, os carros abastecidos com etanol demoram mais tempo para pegar. Isso acontece porque o etanol possui um poder calorífico menor que o da gasolina, fazendo com que ele demore mais tempo para esquentar ao dar a partida.

Devido a isso, existem muitos carros flex que são equipados com um compartimento chamado “tanquinho”. É um reservatório que fica ao lado do motor que deve ser sempre abastecido com gasolina, auxiliando na hora de dar a partida.

Quando a temperatura está abaixo de 15 graus, o sistema é acionado automaticamente. Como no Brasil dificilmente as temperaturas chegam a isso e, para manter o tanquinho funcionando corretamente, é importante trocar a gasolina que fica dentro dele pelo menos uma vez por ano, pois a gasolina velha pode ressecá-lo.

Uma boa dica é usar a gasolina premium, que possui durabilidade maior do que a comum.

Comprar peças online facilita a sua vida

Hoje em dia podemos encontrar inúmeras empresas de autopeças que vendem peças online e entregam na sua casa. Isso é uma grande vantagem, pois em situações de imprevistos com o carro, você tem aonde recorrer para consertar ou trocar alguma peça.

Comprar peças online é uma facilidade principalmente para motoristas com deficiência, que não precisam se deslocar até uma loja física para comprar e, assim, não correm o risco de não acharem uma vaga de estacionamento acessível.

Resultado de imagem para comprar peças automotivas online

Um exemplo comum é a bateria que, às vezes, pega a gente de surpresa. Caso perceba que ela está começando a ratear com frequência e o carro está demorando a pegar, é sinal de que já está na hora de trocá-la.

E não espere que ela te deixe na mão para realizar a troca. Entre em contato com a Autobitts, onde você pode comprar vários tipos de peças online para o seu veículo, inclusive a bateria.

Outro componente que também costuma ser prejudicado com a chegada do inverno é o ar condicionado. Afinal, ninguém quer ligá-lo em dias frios, não é mesmo? Porém, é necessário fazer isso para garantir o seu bom funcionamento.

É recomendado ligar o ar condicionado do carro por, pelo menos, 15 minutos por semana. Isso ajuda a evitar a proliferação de bactérias e a manter todos os componentes dos sistemas lubrificados, diminuindo o risco de ocorrer rachaduras nas mangueiras e danificar os filtros de ar.

O filtro de ar é outra peça que merece cuidado e deve ser trocado periodicamente para que esteja sempre limpo. Esse também é um componente que você pode comprar online através do nosso site.

Outros cuidados com o carro

Outra peça indispensável para o bom funcionamento do carro é o radiador. A mistura dos líquidos a ser colocada no radiador precisa seguir a quantidade correta, que geralmente é 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo. Dessa forma, não há risco de que a água ferva ou congele.

Em congestionamentos muito longos, é comum alguns motoristas ficarem ligando e desligando o carro achando que está economizando combustível, mas isso não deve ser feito.

Ao invés de economizar, você acaba gastando mais combustível, pois a cada virada de chave você está exigindo mais de todo o sistema mecânico e elétrico do carro.

As palhetas do para-brisa também merecem atenção durante o inverno. Elas são feitas de borracha e, por isso, o clima frio e seco acaba ressecando-as. Palhetas ressecadas também podem causar marcas e sujeira nos vidros. Procure trocá-las, pelo menos, a cada 4 meses.

Bom, agora que você já sabe como cuidar melhor do seu carro no inverno e a facilidade de comprar suas peças online, o que acha de continuar ligado em nossas dicas?

O frio está chegando – Quais cuidados é preciso tomar!