OU

Blog

Rebimboca da parafuseta: você sabe a hora certa de trocar essa peça?

Rebimboca da parafuseta: você sabe a hora certa de trocar essa peça?

Os carros e motocicletas que andam por todo o país funcionam em uma sincronia impecável. Cada parafuso, mola ou peça funciona como um relógio. Se alguma coisa estiver fora do lugar, é problema (e dor de cabeça) na certa. Por isso, é sempre importante fazer uma revisão no seu carro e deixar tudo nos conformes. Entretanto, você saberia falar qual a hora certa de trocar a rebimboca da parafuseta?

 

Antes, devemos mudar a pergunta. Você sabe o que é a rebimboca da parafuseta? A peça, que também pode ser conhecida como mola da grampola, arruela da grapeta ou mesmo como rosqueta da parafuseta, está presente em lugar nenhum e tem função… nenhuma. Como assim? Ficou confuso?

 

Fique calmo! Iremos te explicar o que é uma rebimboca da parafuseta e te ensinar a hora certa de trocar essa peça que existe (ou não!).

 

Não caia no conto da rebimboca da parafuseta

 

Vamos te adiantar uma pequena e importante informação: se algum dia um mecânico te disse que o problema do seu carro era na rebimboca da parafuseta, você foi redondamente enganado por um aproveitador. A peça não existe e nunca existiu em nenhum carro, moto, avião ou instrumento mecânico que esteja presente na sociedade.

 

A expressão é vista em algumas regiões brasileiras, geralmente em tom de brincadeira. Pessoas que não tem conhecimento técnico sobre o motor do veículo costumam utilizar desse termo para se referir a problemas mecânicos, com um certo teor de desinteresse em saber o que de fato aconteceu ou em qual lugar o problema se acometeu.

 

Só que, cientes do desconhecimento de boa parte dos motoristas, alguns mecânicos se aproveitam para cobrar um valor indevido na hora de realizar a manutenção. A expressão rebimboca da parafuseta surgiu em um seriado de TV, chamado Shazan, Xerife & Cia. Depois, foi apropriada por comerciais de marcas que demonstravam justamente aqueles que utilizavam do desconhecimento para ludibriar alguém.

 

Evite problemas: saiba mais sobre o seu carro

 

Para que você não caia no conto da rebimboca da parafuseta, é bom que saiba o básico sobre o seu carro. No manual do veículo, todas as peças estão informadas e descritas. Se tiver dúvida sobre o que o mecânico está dizendo, reveja e procure a informação. Em caso de dúvidas, o Google também é um ótimo aliado para que você saiba o que fazer.

 

Tome cuidado com oficinas e lojas de auto-peças que tentam lhe passar produtos de qualquer maneira. Verifique se o local tem certo respaldo de outros clientes. A opinião dos outros clientes é muito válida e também te dá a segurança de fechar a negociação.

 

Procure especialistas, que entendam as necessidades do seu carro e as suas como motoristas. Com a confiança de quem tem tempo de mercado e um grande número de clientes, vá até a Auto Bitts e proteja o seu carro contra golpes da rebimboca da parafuseta e outros golpes. Só aqui você terá as melhores peças para que o seu veículo ande sempre nos trinques.