OU

Blog

Retrovisores: como ajustar corretamente

Retrovisores: como ajustar corretamente

Ir de um lugar a outro no conforto de um carro é maravilhoso. Mas ir de um lugar a outro confortável e seguro é ainda melhor. E para se deslocar com segurança nada melhor do que entender sobre como fazer todos os ajustes necessários no seu veiculo antes de dar partida.

 

Para cada pessoa que vai assumir a direção há uma regulagem especifica do banco e dos retrovisores do veiculo, isso varia de acordo com a altura de cada um e fazer essa regulagem define se todo o trajeto será ou não mais seguro.

 

Neste post vamos entender melhor como ajustar os retrovisores adequadamente para reduzir o ponto cego e com isso evitar acidentes no trânsito.

 

Evitando o ponto cego dos retrovisores

 

O ponto cego é quando há outro veiculo próximo a uma das laterais de seu veiculo, mas um pouco mais atrás, de forma que é difícil ou impossível visualizá-lo. Com uma boa regulagem dos retrovisores esse ponto cego pode ser reduzido.

 

Para regular corretamente seus retrovisores é necessário que primeiro você regule o seu banco, já que sua posição no interior do veiculo define a forma que os retrovisores serão ajustados para uma visão mais ampla.

 

Para ajustar seu banco, você deve se sentar e regulá-lo de forma que seus pés alcancem os pedais sem que seja necessário que você se esforce para tal, suas mãos devem alcançar a parte superior do volante, mas não totalmente esticadas, e suas costas devem estar totalmente apoiadas junto ao encosto do banco.

 

Após a regulagem do assento, comece por dentro e regule o retrovisor interno de forma que você tenha uma visão total do vidro traseiro e uma ampla visão da via atrás do veiculo. A visão traseira ampla também auxilia na hora da percepção de veículos próximos as laterais do seu.

 

Em relação aos retrovisores externos é comum que as pessoas os ajustem de forma que se veja uma boa parte do próprio veiculo, mas é ai que está o erro. A forma correta é ajustá-los de forma que seja possível ver mais a via do que as laterais do seu veiculo.

 

Com uma visão mais ampla há redução significativa dos pontos cegos e com isso se evita muitos acidentes que ocorrem geralmente em conversões e ultrapassagens.

 

Os tipos de retrovisores

 

Além de todos estes cuidados é importante saber que o tipo de retrovisor do seu veículo interfere no que você vê. Existem os retrovisores retos e os côncavos ou convexos. Os retos te possibilitam ver o tamanho e distancia real do outro veiculo, em contrapartida tem menos visibilidade.

 

Nos retrovisores côncavos ou convexos o outro veiculo parece menor e mais perto que o real, mas em contrapartida esse tipo de retrovisor oferece um campo de visão maior que os retos.  Os veículos  mais modernos geralmente vem equipado com o convexo.

 

Agora que está por dentro de como ajustar tudinho para você passear por ai com segurança não deixe de colocar em prática, só leva uns minutinhos, mas garante um passeio mais tranquilo e com menos riscos.

 

E sempre que precisar de peças para seu veiculo você pode contar com a Auto Bitts, dê uma passadinha em nossa loja para conferir.