OU

Blog

Sabe qual óleo lubrificante usar em automóveis?

Você já deve ter ouvido falar que ter automóveis é como ter uma segunda família. Existem momentos bons em sua companhia, mas é necessário sempre fazer manutenções, que, obviamente geram gastos. Uma dessas manutenções que geram diversas dúvidas é a escolha do óleo lubrificante do motor.

Muitas pessoas não sabem a função do óleo do motor, nem a quantidade e muito menos qual utilizar. Essa falta de conhecimento pode gerar prejuízos, pois utilizar um óleo do motor fora da especificação do fabricante causa um alto consumo de combustível e desgaste prematuro do motor dos automóveis.

Na maioria das vezes, as pessoas chegam nos postos de gasolina e pedem para trocar o óleo do carro, mas nessa hora surge a dúvida: qual óleo utilizar? Diversos mitos e verdades cercam o assunto, mas vamos esclarecer três especificações importantes na hora de escolher o óleo.

Especificações importantes sobre o óleo dos automóveis

Primeiramente, é importante prestar atenção na especificação “SAE”, que representa a viscosidade do óleo do motor. Essa especificação é representada por um W (Winter, inverno em inglês) entre dois números.

Por exemplo: em um óleo SAE 5W40, de acordo com a especificação, informa que no frio ele se comporta como um óleo SAE 5, muito fluído. Já em temperaturas quentes, de trabalho, ele se comporta como um óleo SAE 40, bem viscoso.

A segunda especificação é a API, que representa o desempenho do óleo lubrificante do motor dos automóveis, que é composta por duas letras, a primeira é o S, “service station” e a segunda letra é de acordo com a ordem crescente do alfabeto. Cada letra representa o nível de desempenho do óleo para fatores aditivos, proteção contra corrosão, dispersão, formação de depósitos (as borras), etc.

A terceira especificação são as normas e padrões das montadoras. Toda montadora possui suas próprias normas e padrões, seja em processos ou projetos. Os fornecedores devem dispor de produtos que atendam às necessidades das montadoras. Essa especificação é muito importante, e muitas pessoas e até mesmo mecânicos não a levam em consideração.

Se você não quiser levar o carro no mecânico para fazer a troca de óleo, pode fazer na sua própria casa, é só seguir as recomendação desse vídeo!

Agora que você já sabe tudo sobre as especificações do óleo lubrificante do motor, visite uma de nossas seis lojas físicas ou a nossa loja virtual e confira os melhores preços de óleos lubrificante para o motor de automóveis!

Sabe qual óleo lubrificante usar em automóveis?

Produtos relacionados