OU

Blog

Scanner: como ele pode ajudar na manutenção preventiva do carro

Já pensou em utilizar seu celular para monitorar seu carro? Parece conversa de ficção científica, mas essa possibilidade já existe e seu celular pode sim ajudar na manutenção preventiva do seu carro. Como?

 

Existem scanners que podem ser instalados diretamente no seu veículo. Trata-se de um pequeno objeto que fica conectado junto ao motor, mais exatamente na entrada OBD-II, um item que fornece diagnóstico e informações sobre o veículo, obrigatório no Brasil em todos os carros fabricados desde 2010.

 

Este objeto plugado junto à OBD-II recolhe dados, que podem aparecer na tela do celular. Basta baixar um aplicativo compatível que permita a análise desses dados, facilitando a manutenção preventiva do automóvel.

 

E quais os dados disponibilizados?

 

Isso pode depender do scanner e do veículo. Alguns modelos falam em mais de 40 tipos de informação disponibilizadas, porém, as mais úteis e fáceis de entender são essas:

 

  • Velocidade
  • Rotação
  • Temperatura
  • Nível de carga da bateria
  • Nível de combustível no tanque e proporção de etanol

 

Embora parte desses dados estejam disponíveis no painel do próprio carro, principalmente os mais sofisticados, o scanner e seu aplicativo servem para conferência dessas informações. Para quem não dispõe de tanta informação no veículo, trata-se de uma ferramenta de grande utilidade para realizar manutenção preventiva e corretiva.

 

Vale ressaltar que, além de certificar-se que está tudo correto via scanner, você também deve-se lembrar de realizar a revisão do seu carro sempre, trocando peças dentro do prazo por outras de qualidade, como as que você encontra na Auto Bitts.

 

Confira nossas autopeças e acessórios em promoção.

 

 

 

Com informações de Quatro Rodas.
Scanner: como ele pode ajudar na manutenção preventiva do carro

Produtos relacionados