OU

Blog

Os tipos de carros adaptados para deficientes físicos

Muito se fala sobre inclusão social e melhorias de acesso às diversas áreas de convívio, para as pessoas deficientes físicas. E ver isso acontecendo para valer, faz com que cada vez mais se possa acreditar que isso é uma crescente na sociedade. Neste sentido, os carros adaptados vieram para fazer a diferença.

Foi pensando na melhoria e qualidade de vida dos deficientes físicos que a indústria automobilística deu seu passo de avanço, ao criar os carros adaptados. Além da indústria, a legislação brasileira também fez sua parte, criou leis que tem o intuito de assegurar melhores condições de aquisição para quem tem necessidades especiais.

 

Tipos de carros adaptados

Cada deficiente físico tem um tipo de necessidade específica, por isso é imprescindível que haja vários tipos de carros adaptados para atender a demanda. É importante salientar que a maioria dos veículos hoje podem ser adaptados e o preço varia de acordo com o tipo da adaptação.

Em uma reportagem de 2016 da Extra Online, retirada da revista Auto Esporte da rede Globo, foi destacado como os deficientes físicos podem conquistar liberdade ao volante com os carros adaptados.  Neste post vamos tratar um pouco sobre o assunto.

 

Veículos com comando manual de acelerador e freio e controle de comandos elétricos

Esse tipo de adaptação é realizada em veículos com câmbio automático e atende pessoas tetraplégicas, que tenham movimentação mínima e que possuem pouca força nos braços e dedos. Uma alavanca é colocada no volante e o controle de aceleração e freio é transferido para este dispositivo.  

Ao empurrar a alavanca o veículo é freado e ao puxar é acelerado. Pessoas tetraplégicas também necessitam de modelos que tenham controle de comandos elétricos. São colocados botões localizados no volante que podem ser acionados pelos dedos, eles controlam as setas, buzina, limpadores, faróis e vidros do veículo.

Os comandos manuais de acelerador e freio também atende aos paraplégicos, ou seja, quem tem mobilidade somente dos membros superiores.

Resultado de imagem para velocimetro

Volantes adaptados – Pomos giratórios

As adaptações do volante também são de extrema importância quando se fala de carros adaptados. Para quem tem pouca mobilidade nos braços mãos ou dedos, existem ao pomos giratórios que facilitam a rotação do volante.

Para quem consegue movimentar só um dos braços, um pomo giratório simples atende a necessidade. Mas há os pomos de dois pontos que tornam possível a movimentação do volante para quem tem movimentação nos punhos, mas não tem mobilidade nos dedos.

E o de três pontos que facilita a direção de quem não tem mobilidade nos punhos, mãos e dedos. Os pontos são pinos presos ao volante, onde o condutor encaixa a mão ou punho para realizar as manobras do volante.

 

Acelerador esquerdo e prolongamentos de pedais

O acelerador esquerdo permite que quem não tem o movimento da perna direita continue a dirigir. Para incluí-lo no veículo não é necessário retirar os pedais existentes, pois ele é adaptado para ser abaixado quando for necessário utilizá-lo ou empurrado para cima com o pé mesmo, quando não for necessário utilizá-lo, fazendo com que se esconda abaixo do painel.

Essa característica permite que o mesmo veículo também possa ser utilizado por quem não tem necessidades especiais. Outra adaptação possível para um veículo é o prolongamento dos pedais, que é uma adaptação para pessoas com baixa estatura e geralmente é possível prolongar de 07 cm a 15 cm.

 

Carros adaptados para cadeirantes

Além dos controles de aceleração, freio e volante diferenciados já citados, para quem não tem mobilidade nos membros inferiores, há algumas outras adaptações necessárias para quem é cadeirante e vai dirigir sentado na própria cadeira de rodas ao invés do banco do veículo.

Essa adaptação é prática, já que não será necessário sair da cadeira de rodas para entrar no veículo. É necessário nestes casos retirar o banco do motorista e instalar um encaixe para a cadeira. Entretanto não é das mais confortáveis e seguras.

Uma boa opção são os bancos giratórios. Os bancos giram até 90° graus e saem do veículo, possibilitando que o cadeirante se transfira para ele e retorne já sentado para a posição de condutor do veículo.  Uma opção que mescla conforto e segurança.

Como a legislação brasileira atua no setor

 

 

Em uma reportagem da revista Quatro rodas de março deste ano a respeito da isenção de impostos para deficientes no ramo automobilístico, foi destacado um dado apurado pelo IBGE, de que hoje 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência física.

A legislação brasileira garante que quem é portador de algum tipo de deficiência física, ao comprar seu veículo tenha isenção de alguns impostos, basta saber qual é o seu direito e como funciona a solicitação da isenção.

 

Quais impostos podem ser isentos

IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados: A isenção do IPI é válida a cada dois anos, ou seja, comprando um veículo hoje com a isenção do imposto, só é possível uma nova compra com os benefícios daqui a dois anos.

IOF – Imposto sobre Operações Financeiras: É possível se beneficiar da isenção do IOF apenas uma vez e quem comprou o veículo precisa respeitar um prazo de três anos de carência para vendê-lo a pessoas que não atendam aos requisitos de necessidades especiais.

ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços: O deficiente físico também pode se beneficiar da isenção do ICMS na compra do veículo e deve observar o prazo de dois anos antes de vendê-lo.

IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores: É isento do IPVA veículos pertencentes aos portadores de deficiências físicas, ficando restrita a isenção a apenas um veículo por indivíduo.

 

As empresas automobilísticas atendem a demanda de carros adaptados?

Sim! A Fiat, uma gigante do ramo oferece alguns modelos que já vêm adaptados com acelerador e freio manuais e pomo giratório. Mas há uma gama de empresas voltada para o setor que atendem bem a demanda.

Essas empresas oferecem todo o tipo de peças e o serviço completo de adaptação no seu veículo ou te oferecem um veículo com a adaptação que você precisar. Basta fazer uma procura por empresas que tenha nome no mercado e prestam serviços excelentes.

E sempre que precisar de peças de qualidade para seu veículo conte com a Auto Bitts, procure uma loja perto de você e conheça nossos produtos.

Os tipos de carros adaptados para deficientes físicos