OU

Blog

Hora de trocar o câmbio manual: sinais para que você troque a peça

Nos carros que rodam pelas cidades, existem dois formatos de câmbio: automático e manual. O primeiro exige uma troca menor dos seus motoristas, já que a peça costuma vir automatizada e tem menor mudança de status. Já nos manuais, as trocas quase que repetidas de marcha exigem um cuidado maior com a peça.

 

Não faltam sinais para você saber quando é a hora de trocar o seu câmbio manual. Os carros, assim como as pessoas, também sabem falar. Eles falam quando a embreagem fica difícil de ser passada, quando fazem um determinado ruído ou até quando fazem movimentos involuntários, que podem simbolizar e significar diferentes problemas de acordo com a situação.

 

No caso do câmbio manual, iremos te falar uma série de sinais para que você saiba a hora certa de trocar a peça sem que o carro te deixe na mão.

 

Arranhadas e trepidações: quando a marcha está difícil

 

Engatar a marcha, desde que feita na velocidade e giros corretos, tem tudo para ser feita de forma suave. Isso é claro se o seu câmbio manual não estiver apresentando problemas. Quando as coisas não andam como o esperado, tudo fica mais difícil.

 

O sinal mais clássico de problemas no câmbio manual é quando a marcha dá uma arranhada antes de engatar. Com exceções de carros da Fiat, que arranham ao engatar a ré, esse barulho de metal ao trocar a marcha é um mal sinal. Provavelmente, dentro do câmbio há algum dano, que pode ser no anel sincronizador.

 

Quando você arranca seu carro, tudo precisa funcionar, sem nenhuma trepidação. Principalmente ao arrancar, que é a hora que o carro inicia o movimento. Se está acontecendo trepidação quando você começa a movimentar, é bem provável que o disco da embreagem do carro está desgastada. Fique atento a qualquer sinal nesse formato.

 

Barulhos ou marchas escapando: hora de trocar o câmbio manual

 

Quando você está andando, há um pequeno “grilo” que sempre some ao pisar na embreagem. Esse pequeno barulho é sinal de defeito no rolamento do sistema de embreagem. É ela que move o platô e, devido a falta de lubrificação, o barulho aparece. A única solução, mesmo em uma pequena peça, é na troca do rolamento.

 

Agora, se as marchas estão escapando durante o movimento do carro, boa coisa não é. Mesmo sem fazer barulhos, tal movimento é um problema no trambulador. Esse mecanismo é o que envia para o câmbio o movimento do motorista. O desgaste é natural, mas pode ser acelerado se você comete o vício de andar com a mão na marcha.

 

Com todas essas dicas, você não vai deixar o câmbio manual do seu carro te dar problema, não é mesmo? Evite que a dor de cabeça seja prolongada. Procure as peças do seu veículo na Auto Bitts! Os melhores preços para deixar o seu carro como novo é só aqui.

Hora de trocar o câmbio manual: sinais para que você troque a peça

Produtos relacionados