OU

Blog

Tudo o que você precisa saber sobre amortecedores de carros

Tudo o que você precisa saber sobre amortecedores de carros

Os amortecedores dos automóveis são uma das partes mais importantes quando o assunto é dinâmica. Junto com as suspensões, são responsáveis por absorver os impactos do carro em relação ao solo.

Itens fundamentais para o conforto de quem está a bordo do veículo, os amortecedores agem diretamente na segurança se o carro estiver em alta velocidade.

Como qualquer item automotivo, os amortecedores precisam sempre de uma revisão, geralmente, aos 40 mil quilômetros.

Não existe uma quilometragem certa para fazer a troca de amortecedores, pois depende muito da utilização do veículo, o tipo de terreno em que ele roda. Na hora de trocar, é importante troca o par, para que a suspensão se mantenha equilibrada.

Quando os amortecedores estão chegando perto do final da sua vida útil, costumam dar alguns sinais. A oscilação do carro em linha reta é um desses sinais. Os amortecedores trabalham pra manter os pneus no chão o máximo possível, e anularem os desnivelamentos da pista.

Outro sinal de que os amortecedores já não estão bons é quando o óleo dele começa a vazar e ruídos metálicos aparecem. Um amortecedor ruim pode interferir na frenagem dos automóveis, já que o pneu não estará sofrendo a pressão necessária do amortecedor para garantir a aderência adequada com o piso.

Existe um outro aparelho, chamado shocktester que avalia o funcionamento do sistema instalado no carro, fazendo uma comparação com um padrão pré-definido. Mas antes de trocar os amortecedores, é importante saber se o problema não é em outras peças com defeitos, como pneus, buchas, bandejas.

Para não gastar dinheiro, o mais indicado é manter uma manutenção periódica não só dos amortecedores, mas sim de todas as peças da suspensão.

Não esqueça de manter o seu carro sempre bem revisado. Se precisar de amortecedores e peças de qualidade para automóveis, visite uma de nossas seis lojas físicas ou nossa loja virtual!


Produtos relacionados