OU

Blog

Tudo o que você precisa saber sobre pastilhas de freio

O sistema de freio dos automóveis é um dos mais importantes para o funcionamento correto do veículo. As pastilhas são parte essencial nesse sistema, presente em duas ou quatro rodas. Mas, você sabe quando e quais sinais indicam que é necessária uma troca? É importante ficar sempre atento para evitar surpresas desagradáveis.

A função das pastilhas é basicamente fazer o carro parar, através do contato com o disco de freio dos automóveis.

Como saber quando as pastilhas de freio estão acabando

A duração das pastilhas está diretamente ligada à forma de uso dos automóveis. Se você for uma pessoa que utiliza o seu veículo na cidade, onde estamos sempre freando devido aos engarrafamentos, semáforos e placas pare, elas serão gastas em menos tempo.

Uma indicação que pode ser observada pelo motorista para saber que as suas pastilhas estão acabando é o tempo de frenagem. Se o carro está demorando mais que o normal para frear, ou se o motorista perceber que o pedal está meio xoxo, mole, pode significar que as suas pastilhas devem ser trocadas.

Mas, é importante ter atenção nesse item do sistema de freio. Se você demorar a trocar as pastilhas, o disco do carro pode começar a desgastar. Dessa forma, o disco será danificado, precisando, em alguns casos, ser substituído, caso abra sulcos muito fundos em sua superfície. Caso não seja tão intenso, é possível fazer uma retificação.

Mantendo as pastilhas de freio em boas condições

Se você quiser aumentar a vida útil das suas pastilhas de freio, pode seguir algumas dicas importantes. Primeiramente, evite dar freadas muito bruscas, pois essa atitude gasta mais as pastilhas. Outra dica muito importante é usar peças indicadas pela montadora, e essa dica deve ser seguida não só no sistema de freio, e sim, em todo o veículo.

Por último, na hora de trocar as pastilhas de freio, verifique se o disco possui sulcos. Se sim, faça uma retifica, pois, os sulcos no disco podem diminuir a vida útil das pastilhas.

Se você mesmo quiser efetuar a troca das pastilhas, pode assistir a esse vídeo ensinando. É simples e fácil de resolver!

Pronto, agora que você já sabe tudo sobre pastilhas de freio, não precisará se preocupar tanto. Mas fique atento, a cada 10 mil quilômetros, é indicado verificar a condição das pastilhas. Se precisar trocar suas pastilhas de freio, já sabe onde comprar novas, certo? É claro que é na AutoBitts. Visite uma de nossas seis lojas físicas ou nossa loja virtual!

Tudo o que você precisa saber sobre pastilhas de freio

Produtos relacionados