OU

Blog

Manutenção automotiva: o que deve ser evitado para economizar

Manutenção automotiva: o que deve ser evitado para economizar

Toda pessoa que possui carteira (ou carta) de motorista sabe que, durante o período de aprendizado, os instrutores se esforçam para que o aluno não obtenha vícios de direção – aqueles hábitos ruins, pontuados nas provas. No entanto, passado algum tempo, muitas pessoas retornam a ter tais vícios, que não prejudicarão mais em exames de direção, mas sim na manutenção automotiva.

 

Mas afinal, quais são esses hábitos prejudiciais para a manutenção automotiva?

 

Convenhamos, seja o prejuízo com manutenção automotiva ou a reprovação em um exame de direção, não vale a pena manter hábitos que nos prejudicam. Por isso, vamos listar algumas atitudes que devem ser evitadas, pois diminuem a vida útil das peças e acessórios dos veículos.

 

Pneus

Tome cuidado com pneus em algumas situações. O primeiro hábito ruim com os pneus é deixar de calibra-los frequentemente, é preciso faze-lo de 15 em 15 dias. Outra atitude ruim com pneus é subir em calçadas ou elevações, como o meio-fio, que pode danificar o pneu ou reduzir sua durabilidade. Neste caso, o melhor a se fazer é subir com as duas rodas simultaneamente, para reduzir a pressão seria feita em uma só.

 

Câmbio automático

Deve-se ter cuidado especial com carros com câmbio automático ou automatizado. Aos poucos o brasileiro vai se acostumando a guiar e aprendendo como deve ser feita a manutenção automotiva destes modelos. É importante saber que não se deve utilizar o câmbio automático, acelerando para manter o carro na posição, no lugar do freio ou freio de mão. Essa atitude pode causar danos no câmbio, superaquecendo as peças – o que pode custar muito caro, por isso, melhor evitar!

 

Ainda nos modelos automáticos, outro mau hábito é deixar o carro estacionado com a marcha na posição “P” sem puxar o freio de mão. Em decorrência disso, pode ocorrer desgaste, já que o câmbio não foi feito para essa função.

 

Câmbio manual

Ainda no câmbio, porém no manual, eis duas coisas muito comuns em motoristas no cotidiano: descansar a mão na marcha e o pé na embreagem. Difícil achar quem nunca teve preguiça e cometeu este erro, no entanto, são atitudes que aumentam o desgaste das peças e diminuem a vida útil da embreagem em até 50%. Dessa forma, a manutenção automotiva será mais frequente e os gastos também!

 

Ninguém quer gastar mais com seu carro, não é? Por isso, vale a pena seguir as dicas do blog, para diminuir riscos e comprar peças na Auto Bitts, só aqui você encontra todos os modelos pelo menor preço! Confira nossas produtos automotivos!


Produtos relacionados