OU

Blog

Você sabe diferenciar peças automotivas originais das falsas?

Ser dono de um veículo e tê-lo à disposição para dar um passeio, ir para o trabalho ou fazer uma viagem com a família vai muito além do momento da compra. A manutenção correta do seu veículo, que inclui a inserção de peças automotivas originais, faz toda diferença quando se fala em durabilidade e segurança.

Peças originais são aquelas produzidas pelo mesmo fabricante e com as mesmas especificações técnicas das peças utilizadas na fabricação do seu veículo. Já as peças paralelas são as genéricas e podem ser produzidas por vários fabricantes diferentes que tentam reproduzi-las com as mesmas características das originais.

 

Peças automotivas originais fazem toda diferença!

Quando você utiliza peças automotivas originais em seu veículo você garante um bom funcionamento por muito mais tempo, isso porque as peças originais são fabricadas, inspecionadas e passam pelos mesmos controles de qualidade das peças que são utilizadas para a montagem dos veículos zero km.

Sendo assim, quem fabricou cada peça que compõe seu veículo sabe exatamente as especificações das dimensões, o tipo de material que garantirá a durabilidade e o funcionamento harmônico de todo o sistema do veículo na qual a peça influenciará. Por isso vamos te apresentar alguns benefícios da utilização das peças originais.

 

Redução de despesas com manutenção

Peças originais tem maior durabilidade, isso porque o material utilizado em sua fabricação é de qualidade. O fato das peças paralelas serem idênticas as originais na aparência e serem mais em conta na hora da compra, não significa que você está fazendo um bom negócio.

Para uma peça paralela conseguir circular no mercado com preços abaixo das originais é necessário que os custos de sua produção também sejam menores. Custos mais baixos significam materiais de fabricação de menor qualidade.

Logo se você cai na armadilha de comprar uma peça paralela para reduzir um gasto inicial, terá que em pouco tempo fazer a troca da peça, o que acarretará gastos com uma nova compra e gastos adicionais com mão de obra. É um barato que sai caro.

 

Melhorias no desempenho do veículo e segurança

 

Resultado de imagem para motor de carro

 

Peças originais garantem que seu veículo tenha um melhor desempenho porque não sobrecarregam a forma de funcionamento dos outros mecanismos do carro. Com isso há uma redução do mau funcionamento, das paradas inesperadas além de evitar acidentes.

Peças originais também aumentam a vida útil do veículo, porque ajudam na preservação e bom funcionamento de outras peças do carro. As chances delas darem uma pane em um lugar inusitado e te deixar ilhado ou de causar um acidente que envolva você e outros condutores é mínima.

 

Garantia e assistência técnica especializada

Peças originais tem a vantagem de vir com a garantia do fabricante, por isso, se houver algum tipo de mau funcionamento ou defeito, você terá uma reposição garantida. Há ainda o fato de que comprando peças originais você fica ciente de onde encontrar assistência técnica autorizada, o que garante um serviço técnico de manutenção eficaz.

 

Valorização do veículo

Quando seu veículo é mantido com as características originais de fabricação é consequentemente mais valorizado na hora de vender se comparado a um veículo que possui em seu sistema de funcionamento peças paralelas.

Isso porque quem vai comprar com certeza não quer comprar problemas. Ou seja, se você insere peças em seu veículo que afetam diretamente o funcionamento de outras peças que leva à falhas no motor, o novo proprietário é quem vai arcar com os custos. Portanto, se atente a isso também.

 

As vantagens e desvantagens das peças automotivas paralelas

As vantagens das peças automotivas paralelas são o preço e a variedade encontrada no mercado. São diversas opções de marcas e fabricantes para você escolher e na maior parte das vezes com valores bem em conta. Mas existem algumas desvantagens que devem ser levadas em conta.

 

Maior consumo de combustível e riscos de acidentes

Pode ocorrer de seu veículo começar a consumir mais combustível em função das peças paralelas, que é ocasionada pela funcionamento desarmônico das demais peças do carro. Seu veículo pode ficar desregulado, daí o consumo de combustível para compensar as falhas sem que ele pare de rodar.

O risco de acidentes também é maior. Se por exemplo é instalada em seu carro uma peça de baixa ou péssima qualidade no sistema de suspensão, pode levar a uma perda significativa de estabilidade, o que em alguns casos pode causar acidentes.

 

Falta de garantia e gastos excessivos com manutenção

Adquirindo peças paralelas você abre mão da garantia do produto e ainda pode ter gastos excessivos com o aumento da frequência da manutenção do seu carro. Como foi dito anteriormente, as peças originais são um pouco mais caras, mas em contrapartida tem maior durabilidade.

 

Mas como saber se uma peça é original?

Resultado de imagem para garantia

Para não ser passado para trás e ter certeza que está comprando uma peça original, você pode na hora da compra, solicitar ao vendedor que te mostre o número de série que vem impresso direto superfície da peça.

Verifique se a peça possui certificação. Peças originais tem o selo do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) estampado na embalagem. O instituto ressalta a importância de analisar o custo benefício quando se trata de qualidade e segurança.

 

Fique com pé atrás com preços muito baixos e exija nota fiscal

É batata, se um produto está barato demais pode desconfiar. Faça sempre uma busca comparativa de preços para não ser enganado. Não acredite em promoções fora do comum, existe uma competição no mercado e se um comerciante vender barato demais uma peça original estará em prejuízo.

Além disso, exija a nota fiscal do produto que está comprando. Na nota virá todas as especificações: modelo, série, marca e tipo do produto. O documento também é fundamental para assegurar a garantia do produto que comprou.

 

Conte com ajuda profissional

Se ainda ficar em dúvida quanto à procedência de uma peça, procure orientação de um profissional da área para que sua compra seja certeira. Sempre que for comprar peças para seu veículo opte por empresas que atuam no ramo com responsabilidade.

 

Na Auto Bitts você encontra peças de qualidade e um atendimento diferenciado. Entre em nosso site para conferir.

Você sabe diferenciar peças automotivas originais das falsas?